segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Homenagem Póstuma de Agmom Carlos Rosa à Conceição de Arruda Toledo - Falecida em 13/10/2013

Conceição de Arruda Toledo , presença marcante nos Saraus da Casa do Poeta, deixará em nós muita saudade.

LETRAS EM SILÊNCIO
A escritora e jornalista Maria Conceição Arruda Toledo, que havia completado 93 anos no dia 8 deste mês, morreu ontem em Campinas, e seu corpo será enterrado hoje, às 11h, no Cemitério Flamboyant. No final da década de 70, Conceição já tinha casado e criado os seus filhos, mas queria ser mais que uma dona de casa. Em 1977, um grupo de poetas liderados por João Gurgel Júnior e Maria José Cabral Guilhem reuniu-se na casa de Myrian de Nazareth Villela de Queiroz, quando foi fundado o Centro de Poesia e Arte de Campinas. Quem foi a primeira presidente da entidade? Conceição, é claro. Mãe de dois Josés: José Luiz e José Mário, Conceição recebeu os cuidados do primeiro até o final da vida e sentia muita falta do segundo, o escritor J. Toledo. Jota morreu em 2007 e deixou um vazio imenso nas artes e no coração da mãe.
 Conceição presidiu o Centro dePoesia e Arte de Campinas em quatro diferentes biênios. Foi também
presidente da Academia Campinense de Letras. Lia dois jornais por dia e escrevia diariamente. Por muitos anos foi colaboradora do Correio Popular. Publicou mais de mil crônicas e deixou várias obras publicadas.
O filho José Luiz conta que ela teve um breve lapso de memória e depois quebrou a perna. Foi internada nos últimos dias .“Apagou feito uma luz, aos poucos”.
Se DEUS assim me permitir, estarei declamando este meu poema DEUSAS DO OLIMPO nos próximos eventos em Campinas/SP MARIA CONCEIÇÃO DE ARRUDA TOLEDO, uma grande amiga em particular e realmente uma IMORTAL das letras! AGMON CARLOS ROSA, poetamigo.