sexta-feira, 14 de outubro de 2016

CASA DO POETA DE CAMPINAS - 20 ANOS DE POESIA

 

               

                Breve Histórico da Casa do Poeta de Campinas

A Casa do Poeta de Campinas,  idealizada por João Baptista Muniz Ribeiro (presidente de honra perpétuo), foi fundada em 20/10/1996 por poetas consagrados e ícones da cultura campineira, entre eles: Conceição Arruda Toledo; F. Vidal Ramos; João Baptista Muniz Ribeiro; Durval Otero; Norma Guimarães; Arita Damasceno Pettená; Enid B. Pires; Laís R. de Lima e Sérgio Caponi.

A Casa do Poeta de Campinas tem como finalidade divulgar a poesia e incentivar novos poetas. Desde a sua fundação, tem realizando Saraus líteromusicais bimestrais, sempre nos terceiros sábados dos meses pares do ano e certamente tem enriquecido a cultura da cidade de Campinas-SP.

Esses encontros são oportunidades para muitos autores divulgarem seus trabalhos e para o público conhecer os talentos literários da prosa, poesia,  música e das artes plásticas.

Desde 2014, os Saraus são realizados no Salão Nobre do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores- ICCT. Inicialmente eram realizados na sede da ACI (Associação Campineira de Imprensa), posteriormente na sede da Casa da Banda e depois na Academia Campinense de Letras.

A Casa do Poeta de Campinas já publicou seis Antologias "A Voz da Inspiração", com a participação de poetas, cronistas e artistas plásticos. A 1ª Antologia, organizada pelo Dr. Durval Otero, poeta, advogado, professor, sociólogo e na época presidente da Casa do Poeta, foi publicada em 2003 pela Editora Átomo e a última, lançada em 2014.

O Hino em homenagem à Casa do Poeta de Campinas, foi composto pelo saudoso e membro fundador da entidade,  Laís Rodrigues de Lima.

Agora em 2016, o hino teve a transcrição para a pauta musical elaborada por Reinaldo Cúrcio, que juntamente com o tenor Vicente Montero apresentará o referido hino no sarau de aniversário.  

O blog www.casadopoetacampinas.blogspot.com, é editado por Rosana Montero Cappi e é um veículo para divulgação dos autores. Quem quiser divulgar  suas obras é só enviar para:

casadopoetacampinas@gmail.com


Também estamos no facebook: Casa do Poeta de Campinas