quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Breve Histórico da Casa do Poeta de Campinas


Homenagem a João Baptista Muniz Ribeiro ( Presidente de Honra Perpétuo)

Casa do Poeta de Campinas, idealizada por João Baptista Muniz Ribeiro (presidente de honra perpétuo), foi fundada em 20/10/1996 por poetas consagrados e ícones da cultura campineira, entre eles: Conceição Arruda Toledo; F. Vidal Ramos; João Baptista Muniz Ribeiro; Durval Otero; Norma Guimarães; Arita Damasceno Pettená; Enid B. Pires; Laís R. de Lima e Sérgio Caponi.




A Casa do Poeta de Campinas, cuja finalidade é divulgar a poesia e incentivar novos poetas, completa 18 anos de existência, realizando saraus que certamente tem enriquecido a cultura de nossa cidade.

Inicialmente os saraus eram realizados na sede da ACI (Associação Campineira de Imprensa), posteriormente na sede da Casa da Banda e ultimamente na Academia Campinense de Letras.

Casa do Poeta de Campinas  publicou seis Antologias "A Voz da Inspiração", com a participação de poetas, cronistas e artistas plásticos. A 1ª Antologia, organizada pelo Dr. Durval Otero, poeta, advogado, professor, sociólogo e na época presidente da Casa do Poeta, foi publicada em 2003 pela Editora Átomo e a última, lançada em abril deste ano no sarau realizado na Academia Campinense de Letras.




Nesta cerimônia comemoramos portanto, o aniversário da Casa do Poeta e também a posse de sua nova diretoria, aqui presente.


José Luiz Pires ( assumindo a presidência da Casa do Poeta em 18/10/2014)




Diretoria:
Presidente                        José Luiz Pires
Vice-presidente                 Rosana Montero Cappi
Cerimonial                         Sara Valadares
Departamento Artístico     Célia Paulino
Divulgação e Publicidade  Clarice Luiz
                                          Dalva Saudo
                                          Tércio Sthal 
Departamento Cultural      Rachel dos Santos Dias
Departamento social         Marilza Pereira Calsavara
                                          Eunice Rodrigues Pontes
Tesouraria                         Araci Aparecida Finotelli Pires


O blog da Casa do Poeta de Campinas é: www.casadopoetacampinas.blogspot.com, o qual convidamos a todos para acessar, conhecer e também participar.

Eunice Rodrigues de Pontes ( leitura do histórico no sarau de 18/10/2014) 


6 comentários:

  1. Querida Rosana
    Que Deus dê vida longa à Casa do Poeta de Campinas e também aos que a valorizam e lutam p/ que ela continue a realizar suas atividades poéticas e culturais tão importantes p/ nossa cidade. Parabéns pelo aniversário!
    Abs. Eunice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Eunice
      Sinto orgulho de fazer parte desta diretoria. Que todos juntos consigamos levar a frente o lema da Casa do Poeta, que é divulgar a poesia e incentivar novos poeta.Parabéns e muitos anos de vida Casa do Poeta de Campinas.

      Excluir
  2. Parabéns aos componentes da nova diretoria da Casa do Poeta de Campinas! Sucesso para todos!

    ResponderExcluir
  3. Caro Presidente, Poeta e Amigo, José Luiz Pires. Tenho a mais absoluta certeza que sua passagem pela presidência da Casa do Poeta de Campinas, será repleta de grandes feitos. Não somente pela sua capacidade, mas também pelos integrantes dessa nova diretoria, muitíssimo bem escolhida. Receba os meus parabéns e um grande abraço a todos. João Baptista Muniz Ribeiro.

    ResponderExcluir
  4. Projeto Exposição permanente Escritor Marcelo de Oliveira Souza,IwA

    Estamos com um projeto novo, em homenagem à nossa participação em duas exposições internacionais promovida pela Literarte.
    São cópias das placas exibidas nos lugares a seguir:

    • A primeira placa é cópia da Segunda Exposição Itinerante Internacional, que percorreu Portugal Inteiro, ficando exposta permanentemente em Lisboa, com o premiado texto O Reino da Morte .
    • A Segunda placa é da Terceira Exposição Itinerante Internacional, que foi lançada em Salvador e terá sua exposição final em Praga, na república Tcheca, com o premiado texto Não Aguentamos mais.
    • A Terceira placa é em homenagem ao nosso anjo da guarda São Lázaro que tanto nos ajuda nessa caminhada, sob o nome Fé Renovada.

    Nesse projeto estamos recebendo propostas de entidades que possam ter nossa placa exibida permanentemente, sem custo algum, basta se comprometer em colocar a referente placa em um lugar visível, que seja bem cuidada, ainda queremos que envie uma foto da mesma no local onde ficará exposta permanentemente.

    Propostas somente pelo e-mail marceloosouzasom@hotmail.com

    Marcelo de Oliveira Souza,IwA
    Dr. Honoris Causa em Literatura

    ResponderExcluir